top of page

Preparado para o Enem?
Se liga nesse texto!

REPORTAGEM

Carlos Eduardo
Guilherme Urso

IMAGENS

Reprodução/
YouTube

Você costuma estudar pela internet? Parabéns, oficialmente você faz parte dos mais de 12 milhões de brasileiros que utilizam ferramentas online para estudar, incluindo sites, aplicativos, simulados, jogos e vídeo-aulas, segundo uma pesquisa realizada em março de 2016 pelo Aprenda.online, plataforma criada pela Fundação Lemman, que reúne sites voltados para a educação.

Vale a pena conhecer a rapaziada do Instituto Lemman, que tem a iniciativa de desenvolver e apoiar projetos inovadores em educação, partindo da produção de pesquisas. Eles oferecem formação e aprimoramento para profissionais, como professores, mostrarem o seu melhor, dentro e fora da sala de aula.

O pessoal do Se Liga Nessa História, por exemplo, ensina de maneira divertida e simples uma das disciplinas que mais abre portas para imaginação da garotada: história. “Em relação à sala de aula, a linguagem no vídeo deve ser mais dinâmica, pois concorremos pela atenção dos alunos com as redes sociais e as distrações da casa ou do lugar em que esteja assistindo o vídeo”, explica o professor Walter Solla.

Walter, um dos criadores, conta que o projeto começou quando Ary Neto, produtor de vídeos e amigo de longa data, estava gravando um vídeo sobre o Enem. Ary precisava de um professor, ligou para o Walter e assim nasceu o Se Liga Nessa História. Logo de cara, ficou evidente que as brincadeiras com uma boa dose de responsabilidade seria a marca registrada da dupla no YouTube.

Alguns alunos utilizam a internet como um complemento de seu estudo, como o vestibulando Francisco Mateus, 17, de São Geraldo do Araguaia, Pará. O estudante vai tentar uma vaga em engenharia agrônoma neste final de ano e por estar na área de cálculo, contou que o estudo online é mais eficiente do que na sala de aula. “Na Internet, procuro encontrar vídeos que me proporcionam conceitos que posso ver na prática, diferente de livros físicos na escola”.

Estudar pela internet ajuda, e muito, passar em uma faculdade de qualidade. É o caso do Gabriel Carvalho, 21, que estuda jornalismo na USP. Apaixonado por história e Segunda Guerra Mundial, o rapaz viu que a internet não só divertia como ensinava. “Me ajudou muito! Muitas vezes eu não entendia o que o professor falava e algumas vídeo-aulas foram fundamentais para complementar o que era passado em sala de aula”.

Já a galera da Stoodi, consegue suprir todas as necessidades de um cursinho convencional ao abordar todas as disciplinas exigidas em um vestibular. Criado em 2013 pelos sócios Daniel Liebert, Gustavo Uehara, Nilson Júnior e Vinicius Neves, inicialmente o projeto esteve presente em um site e depois ganhou vida no YouTube. “Temos vídeos aulas de todas as matérias, exercícios de vestibulares, resolução de respostas em vídeo, redação no formato Enem e um cronograma bem detalhado”, afirma o diretor de conteúdo, Vinicius Neves.

A plataforma digital está mais presente nos estudos do que você imagina. Tanto a galera do Se Liga Nessa História quanto a Stoodi, disponibilizam vídeos gratuitos. Sem contar, que, a própria plataforma apresenta uma página com mais de 8.000 vídeos gratuitos, o YouTube Educação.

Dê o play, e divirta-se.

bottom of page